Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SEMANA DA LEITURA






















Vamos ter, de 2 a 6 de Março, uma semana inteiramente dedicada à leitura. Para que possas ter conhecimento de todas as actividades que vamos realizar e os respectivos horários, consulta a tabela que se encontra afixada na Biblioteca.












segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LIVRO DA QUINZENA

A SARA MUDOU DE VISUAL


Sara e o irmão gémeo, Simão Pedro, vão fazer dezoito anos e frequentam o 12º ano.
Apesar das múltiplas afinidades que ligam Sara ao irmão e da grande amizade que os une, Sara é muito diferente dele e também das raparigas da sua idade.
A sua beleza exótica, o seu talento para a pintura, a sua extrema simplicidade e fé, conferem-lhe um brilho especial e o poder de encantar, mesmo contra a sua vontade…
Um dia, decide escolher o que irá fazer do resto da sua vida. E ninguém queria acreditar…

Um livro de Maria Teresa Maia Gonzalez, da colecção Profissão:Adolescente

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

REVISTAS DIGITAIS

A Giggle - Pura diversão é um projecto 100% nacional e 100% original, não se baseando em nenhum conceito internacional. Vem oferecer aos tweens, e às suas respectivas famílias, ideias e sugestões de como se divertirem, sozinhos, com amigos ou em família. Irá inovar sobretudo na forma de comunicar com este público tão fascinante, através de uma abordagem bastante moderna, dinâmica e divertida. Ao mercado, irá fornecer um novo canal e um novo método para comunicar com os pais, através dos filhos.

A revista Giggle - Pura Diversão vai dar ideias, lançar modas, fomentar a leitura, apresentar produtos, tudo com muita alegria e diversão. Para os pais, toda a informação para se divertirem com os filhos e em família, através de passeios, jogos, construções e gargalhadas. A Giggle pretende divertir o leitor de uma forma simples e saudável, dando ideias e sugestões, não se focando no lado pedagógico, já largamente coberto por outros títulos no mercado.
Na http://www.giggle.clix.pt, as crianças terão acesso a mil formas de entretenimento: jogos, stickers, passatempos, blogues, festas, etc. Os pais vão encontrar ideias para os fins-de-semana se tornarem superdivertidos e cheios de boa disposição: os restaurantes adequados para as crianças, os programas que apetece fazer, a melhor forma de organizarem festas, os melhores produtos e… tudo o que se relacione com o mundo das crianças. Os fornecedores para o mercado infantil/juvenil também não foram esquecidos e vão ter um lugar reservado no site – Giggle-place. De uma forma geral, tudo o que se relacione com o fantástico mundo das crianças vai estar em Giggle.pt.
Consulta e DIVERTE-TE!!!
Ana Luisa Melão

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Dia de S. Valentim - os porquês dos namorados!




Porque é que o dia 14 de Fevereiro é o Dia dos Namorados?


Na Antiga Roma, este era o dia da deusa Juno, símbolo das mulheres e do casamento. Apesar disso, era no dia seguinte que aconteciam as celebrações: numa festa chamada Lupercália, sorteavam-se os nomes de apaixonados que iriam ficar juntos.





Porque é que os namorados e os noivos trocam anéis?





Um anel não tem começo nem fim. Para os egipcios isso representava a eternidade. Mas foram os romanos que associaram o anel ao ritual do amor. Para eles, trocar anéis significava que as pessoas iam honrar o compromisso de se casarem, para sempre! A aliança era colocada no quarto dedo da mão, anelar, pois diziam que por ali passava a veia do amor, que estava ligada ao coração. As primeiras alianças eram feitas de ferro. Só se começou a usar o ouro na época medieval para representar o amor precioso... como este metal!





Porque é que quando estamos apaixonados,

dizemos que fomos atingidos pela seta de Cupido?





O Cupido é o Deus do Amor. Segundo os romanos, este menino com asas era filho de Vénus (deusa do amor) e de Marte (deus da guerra). Costumava andar com um arco e disparava setas que despertavam a paixão nos outros. Daí culparmos o Cupido quando sofremos de amor. O mito diz que, certo dia, quis acertar numa rapariga chamada Psique mas enganou-se e acertou nele próprio. Resultado? Ficou perdidamente apaixonado por ela!!





Porque é que o coração bate mais depressa

quando estamos com a pessoa amada?





O nosso corpo reage aos sentimentos. Estar com a pessoa de quem gostamos faz-nos produzir duas substâncias: a noradrenalina e a dopamina. São elas que aumentam o ritmo cardíaco e provocam uma sensação de bem-estar. E produzimos menos serotonina, o que provoca um desiquilíbrio das emoções. Por isso, ficamos sem apetite e sem sono...





Porque é o coração o símbolo do amor?





Alguns filósofos famosos, como Aristóteles ou Galen, defendiam que o coração era o orgão onde nasciam as emoções. Outras teorias dizem que as pessoas queriam simbolizar um orgão que nunca tinham visto.








(Retirado da revista Visão Júnior - Fevereiro)


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Histórias de Amor...Amores com História

Durante o mês de Fevereiro estará patente na Biblioteca uma exposição sobre Histórias de Amor que ficaram famosas. Poderás conhecer assim as histórias de amor de

  • Helena de Troia,
  • Cleópatra e Marco António,
  • Robim dos Bosques e Lady Marion,
  • Pedro e Inês de Portugal,
  • Romeu e Julieta
  • Sherazade e o Rei Shahryar

Visita-nos!!

Ana Luisa Melão

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Livro da QUINZENA

A HISTÓRIA DE UMA ALMA

O que parecia ser um fim-de-semana monótono e repousante na Quinta das Almas, onde o Joel vai visitar a tia, torna-se numa arrepiante viagem à vida secreta da família Lobo, que habita a quinta há várias gerações.
Um caso de espiritismo e vários casos de amor, que se cruzam com velhas lendas, sortilégios, maldições. O caçador de tudo, o pasteleiro prodigioso e o velho com uma criança dentro de si. Dog, um cão demasiado estúpido, a gata Meia-Noite, que domina os segredos do tempo e a misteriosa rapariga do Kispo vermelho, que vai encantar, desorientar e, finalmente, separar o Joel do Jorge. E ainda o quarto que nenhum aquecedor consegue aquecer, o poço das almas, o livro maldito e a história da pobre alma que não tem lugar na Terra nem encontra o caminho para o Céu.

Um livro que vais adorar ler e que é da autoria de Álvaro Magalhães – Colecção Triângulo Jota.

O Escritor do Mês


Vamos ver se consegues descobrir quem é...



- Nasceu em Odence, a 2 de Abril de 1805 e faleceu em Copenhague, a 14 de Agosto de 1875.
- Foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis.
- O pai era sapateiro, o que o levou a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto “Criança Moribunda” garantiram-lhe um kugar no Instituto de Copenhagen.
- Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas pelos quais é mundialmente conhecido.
- Entre os seus contos destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas,Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, e A Princesa e a Ervilha, dentre outros.

Quem sou/fui eu?


- Nasceu em Kenosha, Wisconsin, a 6 de Maio de 1915 e faleceu em Hollywood, a 10 de Outubro de 1985;
- Foi um cineasta norte-americano (Estados Unidos da América);
- Foi também director, roteirista, produtor e também actor;
- Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.