Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2009

PRÉMIOS AOS VENCEDORES!!





E porque o prometido é devido, aqui estão as fotos a comprovar: cada um dos premiados recebeu um Certificado de Participação no Concurso Literário, um CDRom sobre os Descobrimentos Portugueses e um cheque-oferta para um Bilhete de Cinema!

Ana Luisa Melão

quarta-feira, 18 de março de 2009

Concurso Literário "Um Amor Impossível"

E os vencedores são:

1º Ciclo
Beatriz Beijinha - aluna do 3º ano da E. B. 1 do Medronhal

Devido ao elevado número de participantes e à qualidade dos trabalhos entregues a concurso, o júri decidiu atribuir duas Menções Honrosas aos alunos Nuno Evaristo Cadete e Guilherme Viegas, alunos do 4º ano da E.B. 1 de Estoi.

2º Ciclo
Iuri Martinho - aluno do 5º ano, Turma C

3º Ciclo
Ana Carolina Barroso - aluna do 7º ano, Turma C

A todos MUITOS PARABÉNS!!!
Os prémios aos vencedores e os certificados de participação serão entregues na última semana de aulas, dia 26 de Março. Os trabalhos vencedores também serão publicados brevemente no blog da biblioteca.
Obrigada a todos os que se envolveram nesta actividade.

Ana Luísa Melão

segunda-feira, 16 de março de 2009

LIVRO DA QUINZENA

A Porta da Escuridão

O tio João iniciou uma campanha contra a construção de prédios numa bonita zona da costa, perto de Vila Rica, onde existe um rochedo chamado «A Porta da Escuridão». À primeira vista, tudo parece estar contra o tio João. Mas depois, inesperadamente, algo acontece... e o bando dos Quatro entrará em acção. O caso é difícil de resolver, porque está em cena uma quadrilha de bandidos que não brincam. Mas o Carlos, a Catarina, o Frederico e o Álvaro não desistem. E o seu esforço acaba por ser recompensado com uma descoberta sensacional.
Mais uma aventura do Bando dos 4, da autoria de João Aguiar. Não vais querer perder!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Amílcar Quaresma


Faleceu este domingo, dia 8 de Março, aos 75 anos, Amílcar Quaresma.
Natural de Estói, começou desde a escola primária a mostrar a sua vocação para as letras criando, já aí, um jornal a que deu o nome de Foguete.
Mais tarde, veio a dividir-se entre várias actividades: foi professor na Escola Tomás Cabreira e no Liceu de Faro, onde leccionou a disciplina de Jornalismo; fundou e dirigiu várias publicações, como Rompeu, Alvorada, Despertar, Açoteia, Jogral, Tempo Jovem e Preto no Branco, muitas delas escolares, em conjunto com os milhares de alunos que ensinou. No seu livro “Os Licíadas”, são retratadas, em verso, as aventuras dos Professores e Alunos das escolas onde ensinou.

Já não podes compor, ó grande amigo,
Os versos belos que sempre admirei.
Os poemas que eu troquei contigo,
Esses versos, jamais esquecerei.
E se ao lê-los no Jornal, não consigo
Prender as lágrimas, não deixarei,
Que a fama do Poeta seja vencida
Pela luta que travaste, nesta vida.

Da BE/CRE, a singela homenagem a Amílcar Quaresma.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Semana da Leitura - 9 de Março




Projecto “A poesia está na escola… e em toda a parte” – com o artista Afonso Dias.





Recitais : “Navegar, navegar…- o sonho, o dito e o feito” (essencialmente para turmas do 9º ano) e “É magia!... o perfume, a cor e a música das palavras” (essencialmente para o 2º ciclo).


As actividades superaram as expectativas previstas. Afonso Dias conseguiu cativar os alunos (quer os do 2º quer os do 3º ciclo) para a poesia o que, nos dias que correm, não é tarefa fácil. De forma lúdica e com o apoio da guitarra, foi chamando a atenção para poemas de autores como Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello B. Andresen, Mia Couto, entre outros. Conseguiu também mostrar que se pode, e deve, brincar com as palavras.
Esta actividade inseriu-se perfeitamente dentro dos conteúdos que estão agora a ser trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.

Semana da Leitura - 5 de Março




Ao mesmo tempo que na EB 2,3 decorriam actividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo, os alunos das escolas de Bordeira, St. Bárbara e Medronhal recebiam a visita muito esperada da escritora Rita Sobral.

Semana da Leitura - 5 de Março




Em parceria com a colega Cláudia Gomes e com a ajuda dos alunos do PCA, foram realizadas na BECRE da Escola sede várias actividades dirigidas aos alunos da E.B. 1 de Estói: leitura de um conto, ilustração de uma história e jogos educativos relacionados com provérbios.
A participação das turmas envolvidas superou todas as expectativas.

Semana da Leitura - 2 de Março




EB 1/JI da Conceição - Encontro com a escritora Rita Sobral e divulgação do livro "Conversas do Céu e da Terra".



Palavras para quê???

segunda-feira, 2 de março de 2009

LIVRO DA QUINZENA

CLUBE DAS CHAVES

ENTRE BARREIRAS

A mensagem número 16 – pintada de verde e vermelho – colocará os sócios da ºR.D.E.M na senda de um objecto bem português. O enigma gera intermináveis questões e os dicionários vão dando uma ajuda, mas nem sempre chegam para vencer as barreiras; sobretudo quando, regressados de um divertido fim-de-semana na lezíria, os quatro jovens se apercebem de que, na sua ausência, alguém deu sumiço ao seu património.
O Fantasma, mais alerta do que nunca, não cessa de os surpreender, mostrando que também sabe portar-se como um anjo-da-guarda...

Um livro cheio de mistério, escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira.

domingo, 1 de março de 2009

ESCRITOR DO MÊS DE MARÇO


Será que só com estes dados e a fotografia chegas lá??? ?


Nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950.

QUEM SOU/FUI EU?


Vamos ver se adivinhas de quem se trata...


Compôs muitos dos sucessos da banda, como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", e "We Are the Champions”.