Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pensamento da Semana


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Pensamento da Semana


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pensamento da Semana

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Docentes e Bibliotecários

"Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação."

in. Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000)

Concurso de Castros - 2015

Os alunos do 5º ano da Escola Poeta Emiliano da Costa - Estoi, realizaram/construíram, pequenas maquetas representativas as habitações castrejas da Península Ibérica.
Foram muitos os participantes e de muito boa qualidade as construções. Todos estão de parabéns apesar do Júri ter distinguido os nº 3, 4 e 5.
Todos vão receber Certificados de Participação e todos estão de parabéns pela adesão à atividade do PAA da Biblioteca em articulação com o DCSH do Agrupamento.

Resultados:
Classificação
Nome dos alunos
Ano/Turma
3
·        Joana Dias
·        Pedro Ramos
·        Sofia Pereira
5º B
4
·        Beatriz Valente
·        Carina Rosa
·        Leonor Ribeiro
·        Mariana Ribeiro
5º A
5
·        Rodrigo Almeida
·        Gonçalo Paulos
5º B

15 Participantes e 9 premiados

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Concurso Literário: “As Aparências Iludem “


Concurso de Conto e Ilustração

 

Regulamento

 

Artigo 1º - Tema - Tempos de Solidariedade:

“As Aparências Iludem “

A Biblioteca Escolar Prof. Amílcar Quaresma da Escola Poeta Emiliano da Costa, promove um concurso de criação literária e de ilustração alusivo aos problemas e dificuldades criadas pelas situações de pobreza e que constituem um desafio à solidariedade de todos.

 

Artigo 2º - Concorrentes

O concurso é aberto aos alunos da comunidade escolar e serão aceites os trabalhos entregues até à data fixada e que cumpram as regras estipuladas nos seguintes escalões:

·        1º Escalão- 5º/6ºano

·        2º Escalão- 7º/8º

·        3º Escalão- 9ºano

 

Artigo 3º - Obras a concurso

As obras apresentadas a concurso poderão revestir uma das seguintes modalidades:

 

·        Criação de um conto (texto narrativo)

Os trabalhos devem ser apresentados em formato A4 com um mínimo de uma e máximo de 2 páginas, escritos a computador com letra Arial 12, espaço 1,5.

 

·        Criação de uma Ilustração.

Na modalidade de banda desenhada, desenho, pintura em suporte com tamanho até duas folhas, no caso de banda desenhada.

 

Artigo 4º - Local e prazo de entrega

Os concorrentes devem entregar as suas obras na Biblioteca Escolar da Escola Poeta Emiliano da Costa até ao dia dezasseis de Março de 2015.

Em cada trabalho deve ser indicada no final do conto ou no verso da ilustração uma identificação sob a forma de pseudónimo e o título da obra (se o tiver). Para a identificação dos autores, cada concorrente entrega num sobrescrito fechado a identificação do nome, turma, morada, telefone e/ou e-mail, sendo esta colocada num envelope com a identificação do pseudónimo, no exterior.

 

Artigo 5º - Prémios

No dia 9 de Abril de 2015, os vencedores, em cada modalidade, receberão prémios e certificados de participação.

 

Artigo 6º - Júri do concurso.

·        O Júri será composto por dois docentes de língua portuguesa e por dois docentes com formação no domínio das artes.

·        O presidente é um membro dos Rotários de Estoi que apoia este concurso e decidirá sobre os empates.

·        Da decisão do Júri não haverá recurso.

 

Artigo 7º - Direitos de autor

Cada concorrente cede gentilmente o direito de publicação e reprodução das suas obras para possível publicação.

 

Artigo 8º - Apresentação e Exposição das Obras

Será feita uma apresentação dos trabalhos literários vencedores e uma exposição das ilustrações selecionadas na Biblioteca da Escola.

 

A Equipa da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pensamento da Semana