Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Abecedário Maluco

Ao longo dos dias 11 e 12 de Novembro realizaram-se uma série de actividades na Biblioteca:

  • B.I. dos livros;
  • Trivial-Livros;
  • Caça aos Livros;
  • Como se faz uma Biografia;
  • Abecedário Maluco.

Durante estes dias, a Biblioteca foi visitada por diversas turmas que, de uma forma lúdica, aprenderam a forma como se organiza uma biblioteca, como se procuram os materiais de forma autónoma, como se faz uma biografia e como se pode fazer uma actividade de escrita a brincar com as palavras.

Temos aqui, dois exemplos vencedores:

A é a Ana que escorregou numa banana;
B é o Bernardo que se picou num cardo;
C é a Carlota que come bolota;
D é o Daniel que tem cara suja de pastel;
E é o Emiliano que toca piano;
F é a Filipa que tem cara de pipa;
G é a Guida que é uma bandida;
H é o Hugo, gordo como um texugo;
I é a Inês, com olhos de chinês;
J é o João que tropeçou num melão;
L é o Leonardo que lutou com um leopardo;
M é a Marta, gira que se farta!
N é a Natália e trabalha na Sapatália.
O é o Orlando, que é o chefe do bando;
P é a Paula, que ficou presa numa jaula;
Q é a Quitéria, está de férias na Sibéria;
R é a Raquel que bebe leite com mel.
S é a Sofia e faz chichi numa pia;
T é a Teo que vai de foguetão para o céu;
U é a Urraca que tirou o leite à vaca;
V é a Vanda, que caiu da varanda;
X é a Xana, foi à pesca perdeu a cana;
Z é o Zé que toca djambé.

(Trabalho conjunto dos alunos do 5º C)

Andava eu à beira-mar
Baloiçando no meu jacto a ar
Cantando alegremente ao luar
Duvidando que tudo fosse real
Estranhando tanta fantasia
Ficou-me no ouvido a melodia.
Girei, girei até tudo acabar, desejando voltar.
Hoje descobri que tudo não passou de um sonho!
Incrível – é a palavra com que consigo descrever aquele sonho que
Jamais irei esquecer!
Lamentei que tudo se tivesse passado tão depressa
Mas senti-me, naquela noite, como uma Cinderela…
Nunca pensei que tal se passasse na minha cabeça
Onde tudo não passou de magia.
Pairava no ar com intensidade o meu desejo de lá voltar,
Queria que tudo fosse real, para encontrar o
Rei dos meus sonhos.
Sinto que estás perto,
Talvez mais do que nunca.
Uma única noite mudou tudo na minha vida!
Verdadeiro é o que sinto, como um jogo de
Xadrez na minha vida, jogo que não consigo ganhar,
Zumbindo no meu ouvido, uma voz calma e meiga que me guiou até à
REALIDADE!

(Adriana, Ana Sofia e Andreia - 8º B)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário: